Descolamento de Retina


Ocorre quando a retina, fina camada que forra o olho por dentro, se afasta do local ao qual normalmente se encontra aderida. Ela fica elevada, sofrendo grandes alterações estruturais e a parte descolada passa a não ter visão. O descolamento geralmente se inicia na periferia da retina e vai aumentando progressivamente podendo chegar à mácula, quando ocorre uma piora significativa da visão.

MECANISMOS E CAUSAS:
Furos e rasgões da retina são o que causam o seu descolamento. Cerca de 8% das pessoas têm pequenos furos ou defeitos na retina, apenas uma em cada quinze mil pessoas vai ter descolamento da retina.

Alta miopia (olhos com mais de 4 graus de miopia) tendem a ser mais longos, a retina tem de se esticar para forrá-los. Pode tornar-se fina demais na sua periferia e rasgar-se.

Pessoas que já descolaram a retina de um olho têm maiores chances de ter descolamento da retina no seu outro olho. Essas características são passadas geneticamente. Filhos e irmãos de quem teve descolamento da retina devem ser examinados.

Algumas doenças como a diabetes e as inflamações oculares.
Os traumatismos (boladas, socos, etc..) também são causas de descolamento da retina.
O descolamento posterior do vítreo,um processo natural do amadurecimento costuma preceder o descolamento da retina.

SINTOMAS
Flashes de luz, moscas volantes(pontos flutuantes no campo de visão) e perda parcial de visão.

PROGNÓSTICO
Se não tratada imediatamente pode levar a perda total da visão.

TRATAMENTO
Cirúrgico